Por que o Nego Di foi preso?

Entenda por que o Nego Di foi preso nesse artigo exclusivo do Carlos Ribeiro.

Sumário

O mês de julho foi um mês conturbado para o influenciador e humorista Nego Di. Ele foi à prisão preventivamente no dia 14 de julho, em Santa Catarina.

No entanto, com tantas notícias fica até difícil de entender o que fez, de fato, o influenciador, pois cada notícia traz uma situação diferente.

Dessa forma, preparei o texto de hoje para explicar para você o que aconteceu no caso do Nego Di e que podemos esperar disso.

Qual é a acusação contra o Nego Di

Nas notícias que circularam na internet, houve uma mistura entre os crimes que Nego Di estaria envolvido.

Alguns noticiaram uma suposta doação falsa na época das enchentes no Rio Grande do Sul, pois o influenciador disse que teria doado 1 milhão de reais e, na verdade, doou 100 reais.

Por outro lado, há a informação sobre supostos golpes cometidos pela sua loja online, na qual o influenciador vendeu produtos e não entregou.

De fato, a prisão preventiva do influenciador ocorreu em virtude das vendas desta loja, acompanhe abaixo o que dizem as investigações até o momento.

Nego Di foi preso de forma preventiva, pois, conforme a autoridade policial, pois se envolveu em um esquema de estelionato virtual.

Nesse sentido, o influenciador junto com um sócio, que também está preso, vendiam produtos em uma loja online, a “Ta di Zueira” que nunca foram entregues, em 2022.

Eram aparelhos como televisores, ar-condicionado, telefones, videogames, entre outros.

Os preços eram realmente atraentes e, por isso, muitos aconteceram muitas vendas, mas ninguém recebeu. O influenciador até tentou amenizar a situação, dizendo que faria algumas entregas.

Contudo, apesar da compra, mais de 300 clientes da loja não receberam esses produtos.

De acordo com as investigações, o prejuízo total sofrido pelas vítimas chega a 5 milhões de reais e a loja sequer tinha estoque para cumprir as entregas.

Então, o estelionato é o crime que levou à sua prisão preventiva.

Contudo, ainda existem outras investigações.

Lavagem de Dinheiro

Entenda por que o Nego Di foi preso nesse artigo exclusivo do Carlos Ribeiro.

Antes da prisão de Nego Di no dia 14 de julho, o influenciador foi alvo de uma operação da polícia que o investiga por lavagem de dinheiro em um esquema de rifas online.

Houve o cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa do influenciador, na busca de documentos, celulares, entre outras possíveis provas.

Além disso, nessa situação também houve a determinação do bloqueio de bens e valores do influenciador. 

No dia do cumprimento deste mandado, a esposa do influenciador chegou a ser presa em flagrante por estar com uma arma de uso restrito das forças armadas.

Porém, depois de pagar fiança de R$ 14.000,00, foi solta.

Doação falsa para as enchentes

Ainda, além de todas essas situações, ao analisar o histórico bancário do influenciador, a polícia descobriu que ele supostamente teria apresentado comprovantes falsos de doação às enchentes.

Isso porque, nas suas redes sociais, Nego Di havia compartilhado que doou o valor de 1 milhão de reais para vaquinhas em prol das enchentes do Rio Grande do Sul.

Porém, no histórico bancário identificou-se apenas 100 reais doados para a vaquinha, então, em tese, os comprovantes seriam falsos.

No entanto, isso não está relacionado à sua prisão. 

Então, por qual crime Nego Di está preso? 

Assim, de acordo com o que você leu até agora, Nego Di encontra-se preso de forma preventiva em virtude de um suposto crime de estelionato.

A sua prisão é preventiva, para fins de não atrapalhar o processo, já que Nego Di teria sido intimado diversas vezes para prestar esclarecimentos, mas não compareceu.

Dessa forma, quando isso acontece, solicita-se a prisão preventiva do acusado, para poder estar à disposição da justiça.

A justiça do Rio Grande do Sul negou todos os pedidos de liberdade do influenciador até o momento, em virtude do número de vítimas e porque supostamente ele seguiria cometendo crimes. 

O crime de estelionato consta no artigo 171 do Código Penal:

Art. 171 – Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento:

Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa, de quinhentos mil réis a dez contos de réis. 

O que diz a defesa?

A defesa de Nego Di disse o seguinte: “o processo tramita em segredo de justiça e, respeitando a fase processual, a defesa irá se manifestar em momento oportuno”. 

Portanto, por enquanto o influenciador segue preso de forma preventiva na Penitenciária de Canoas, no Rio Grande do Sul.

Com o andamento do processo haverá a apresentação da sua resposta à acusação, audiências, para só então a sentença final. 

Conforme coloquei acima, a pena pode ser de até 5 anos para o caso de estelionato, mas dependendo de algumas circunstâncias, pode ser maior. 

Continuarei acompanhando esse caso e trazendo mais informações por aqui, então continue acessando para não perde nada.

Carlos Ribeiro Advocacia

Leia mais artigos:

Fale Conosco

plugins premium WordPress
Precisa de ajuda?